Número de acrobatas

As acrobacias podem ser classificadas segundo a quantidade de praticantes.

INDIVIDUAL

As acrobacias individuais são comuns em vários esportes, lutas e danças, como na ginástica olímpica, capoeira, breakdance, parkour, entre outros. Demonstram equilíbrio, agilidade e força. Podem ser estáticas, como a parada de mãos, parada de cabeça, ponte, bandeira; ou dinâmicas, como os saltos mortais, kippes, estrelas (aú, roda), reversões, rolamentos (cambalhotas).

01.parada de maos           02.rolamento para frente 03.reversao para tras           04.flic flac 05.estrela           06.kippe de nuca 07.mortal pra frente           08.mortal pra tras

2 PESSOAS

As acrobacias com duas ou mais pessoas são aquelas em que os movimentos são realizados sobre outra pessoa e não mais no chão como nas acrobacias individuais.

Entre as duas pessoas, há uma que atua como base (em geral, a maior e mais pesada) e outra que realiza os movimentos sobre essa base (a menor e mais leve). É preciso confiança, respeito e cuidado entre ambos para que consigam executar os movimentos.

As acrobacias com duas pessoas são a base para a execução de acrobacias com mais pessoas, por isso deve-se conhecer os princípios básicos e técnicas entre duas pessoas antes de partir para o treino com mais pessoas. No entanto, não é necessário o domínio de acrobacias individuais para se treinar com duas pessoas. É claro que saber realizar algumas acrobacias individuais ajuda muito pois já revela habilidades motoras e domínio do corpo, mas não é essencial. As posições básicas entre duas pessoas são simples: para a base seria apoiar a outra pessoa nos pés, nas mãos, nos ombros ou nos joelhos, na posição deitada, semi agachada ou em pé; para a pessoa de cima, em geral ela fica em pé, na horizontal apoiada na região do quadril, sentada ou na parada de ombros (ou quem sabe na parada de mãos, para dificultar um pouco). Acrobacias básicas entre duas pessoas são mais fáceis de se executar que as acrobacias individuais. Em níveis mais avançados, porém, o domínio das acrobacias individuais é necessário para a execução deles sobre a outra pessoa.

Há vários tipos de acrobacias de duas pessoas que se encontram na aba “Tipos de acrobacias”.

acro2pessoas

 

3 PESSOAS

Há dois tipos de acrobacias com três pessoas: aquelas que são evoluções das acrobacias com duas pessoas, em que se encaixa uma pessoa a mais nos movimentos, de forma que os três praticantes têm suas funções definidas como base, meio ou topo de acordo com suas posições dentro dos movimentos. E um segundo tipo, como o “Banquine”, no qual duas pessoas formam a base (de preferência devem ter o mesmo tamanho) e a outra pessoa é conduzida por essa base ou a utiliza como uma cama elástica.

No vídeo a seguir podemos ver uma alternância entre esses dois tipos:

 

4 OU MAIS PESSOAS

Acrobacias com várias pessoas se caracterizam por formarem ou uma pirâmide humana, na qual os acrobatas se apoiam uns nos outros, tendo uma ou mais pessoas como base, como nas figuras a seguir:

acro4pessoas acro5pessoas

Ou são acrobacias de duas ou três pessoas nível hard, como no vídeo a seguir:

E é claro, não podia faltar “Les Kiriki”:

Deixe um comentário